quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ana


Foto google


Entre duas taças de sopa, senti que te aproximavas e que querias contar-me a tua história. A sopa não era nada de especial, mas tudo o que foste dizendo foi pesado demais .

Gostaria de saber porque me escolheste. Lentamente, com a suavidade do vento, confidenciaste-me os teus segredos, pedaços de ti. Notas tão íntimas que não relatas ao teu médico, às amigas de infância nem aos teus familiares.

Todos os dias, pareces ganhar coragem e soltas um pouco dessa cor preta com que te vestes diariamente, protegendo-te.
Olho dentro dos teus olhos e sinto a tua delicadeza e doçura.
Dou comigo a imaginar o quanto serias mais bela antes de te deixares enfeitiçar pelas dúbias palavras de amor que te conduziram a teias de mágoas pesadas e traiçoeiras.

Ao ouvir-te, vou construindo dentro de mim uma outra pessoa, mais bonita. Não consigo deixar de me preocupar com os teus problemas e as tuas angústias.
Imagino a tua dor e o vazio desse mundo onde te escondes, repleto de medos que te perseguem e o sofrimento que tu própria alimentas.

O teu filho, o Carlitos, partiu num momento crucial: quando mais precisavas dele.
Nada, nem ninguém o conseguiu substituir na tua vida...
Aquela estrada foi traiçoeira. Os sonhos que o acompanhavam e iludiam naquele dia, não lhe deixaram ver a carrinha naquela  curva da estrada. Foram estes os seus últimos sonhos.

Demoraste a revelar-me tantos pormenores. Sentia que não confiavas em ninguém. Em ti persiste o medo que alguém possa ainda levar o teu Carlitos, O menino que ainda mora em ti.

Agora já ninguém o alcançará. Transformou-se numa estrela brilhante que te enche a alma de luz. Está perto de ti...e não te quer ver a chorar.
Quer-te mais bonita ainda, para assim, poder emitir o brilho do seu orgulho.

O teu menino continua jovem. Os anos não lhe fizeram as marcas que vemos em nós. Continua também a dar-te razão pela coragem que tiveste ao fugir do pai dele: um homem mau, destruidor de um lar e lentamente de duas vidas. O ciúme também mata.

Queria tanto ajudar-te mas não sei.
Limito-me a ouvir-te e a dizer-te que muito admiro essa tua coragem. 
Lentamente irás conseguindo viver a tua própria vida e naquelas noites sem dormir, quando a saudade aperta os teus pensamentos, terás sempre uma estrela a sorrir para ti. 
Luíscoelho


(Texto revisto e alterado em Janeiro/2012)

43 comentários:

  1. Lindo, lindo, que essa Ana se existe, possa contar sempre com o teu ombro amigo e as palavras de força e coragem que lhe dizes...

    Um abraço a todos.

    laura

    ResponderEliminar
  2. *
    Amigo/a
    visito-te com amizade,
    carinho e respeito !
    ,
    Gostei do Post, parabéns ! !
    ,
    retornei e o meu regresso
    tem as asas da boa vaga
    esquecendo a onda amarga
    tão triste no seu quebrar,
    porém, é belo o seu trovar,
    ecos fortes e salgados,
    de Paz , “standarizada” !
    Paz nos meus votos sagrados,
    que aqui deixo, bem expresso !
    ,
    Boas ondas, muitas, para ti !
    *

    ResponderEliminar
  3. Um Amigo verdadeiro sabe ouvir...
    Uma alma sensível sabe contar...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Querido Luis, como lidas tão bem com as palavras! Quanta sensibilidade! Cada texto teu é para mim uma viagem.
    Uma linda história.
    É sempre muito bom estar aqui.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  5. Maravilha de texto, Luís.
    Isso é escrever com o coração na ponta dos dedos.

    ResponderEliminar
  6. Entrada bonita e um texto grande e bonito ...
    É muito importante ouvir ...
    saudações .-

    ResponderEliminar
  7. Uma história comovente e...quantas Anas haverá por aí com necessidade de desabafar? São poucos aqueles que se dispõe apenas a ouvir e muito menos como tu, a oferecer um ombro para as saudades que não deixam as Anas viverem...
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Um texto comovente! Tanto que não conseguimos acabá-lo sem os olhos marejados de lágrimas. É assim a vida! Uma mescla de amor, ódio, dor, esperança, amizade...

    Um bom Ano Novo, amigo!

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  9. Estimado Amigo
    Mais um história comovente, esta senhora teve a coragem de se apoiar em seu ombro e lhe ir confessando as suas mágoas.
    Muitas Anas existirão no mundo sem um ombro onde se possam apoiar.
    Mai um maravilhoso artigo de sua pena, adorei.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Bom que existam pessoas assim na vida da gente meu amigo...paz e poesia sempre...abraços.

    ResponderEliminar
  11. Conheci uma senhora que se vestiu de preto por muitos anos. Tomara que a Ana te leia. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  12. Muís
    É muito difícil para uma mãe aceitar a perda de um filho. Será que alguma vez se consegue fazer o luto? Penso que não. Daí a necessidade da Ana desabafar as dores com outra pessoa.
    O Luís foi, com certeza, um bom psicólogo.
    Beijinhos e Bom Ano!
    Lourdes

    ResponderEliminar
  13. Por vezes aúnica ajuda possível é mesmo só ouvir,,,

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Estupendo texto
    Feliz y exitoso año 2012 para ti y tus reses queridos
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  15. esperamos tu visita de nuevo, este es un buen blog y lo leemos semanalmente.

    gracias. 2012 adelante.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Luís.
    Voltando conforme me vai sendo possível, deparo com este texto muito sentido e maravilhosamente escrito.
    Como antes não tive oportunidade, deixo os meus votos de um novo ano com saúde e muitas alegrias para ti e para os teus.
    Bem hajas... Kandandos.

    ResponderEliminar
  17. Eu queria sr a Ana para ter um poste. Ai ANA aproveita este amigo, ele sabe ouvir e dar atenção. bem, Senhor Luís a tua sensibilidade comove-me.
    kis .=)

    ResponderEliminar
  18. Es un texto muy conmovedor.

    Te dejo mis saludos y te deseo lo mejor para este año que ya ha comenzado.

    Un abrazo Gigante!!.

    ResponderEliminar
  19. Oi Luís,

    Texto lindo e repleto de emoção!

    Você tem muito talento para narrativa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Uma das virtudes que mais aprecio no seu humano, e que para mim é como que um mapa que me indica o caminho a seguir na vida, é a de saber envelhecer.
    E uma das características do saber envelhecer está, precisamente, em nos tornarmos cada vez melhor ouvintes.

    ResponderEliminar
  21. Lidar com a perda é difícil, sentimento que na verdade jamais perdemos. Caimos num breu profundo, como se o mundo houvesse deixado de existir e o comando de nós fica subjugado pelo pensamento.
    Doravante na poeira do caminho, sem que menos esperemos encontramos uma luz, alguém que nos passa segurança, que se disponibiliza a nos ouvir... é algo que fala dentro da gente e não sabemos porque...

    Lindo texto

    Abraços

    Livinha

    ResponderEliminar
  22. Meu bom amigo as suas narrativas tem sempre um k de verdade mesmo que não seja é essa maneira com que as conta que nos deixa iludidos, eu sei que me repito muito mas é sempre um prazer vir aqui ler suas postagens.
    Eu pelo menos sai sempre daqui com uma calma e uma sensação de paz, continue assim pois à mudanças que nunca devemos de fazer e a sua é uma delas, beijinhos de luz e paz na sua vida...

    ResponderEliminar
  23. SIEMPRE ME CONMUEVEN MUCHOS SUS RELATOS.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  24. Amigo Luís!

    Emocionei-me.
    Não consigo imaginar a dor duma mãe que perde o seu filho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Gostei dessa amizade...considero-te um homem no qual se pode confiar...pelo que tenho lido ...apenas isso...mas essa tua sensibilidade ...essa sabedoria ...é tudo nato em ti, Luís...Uma mãe que perde um filho é uma dor para a vida toda...uma marca que jamais a deixará...Continua atento ...existem amizades que devem ser preservadas!!! Acredito em ti.

    Abraço e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  26. Vemos o outro da forma que queremos. Por vezes nos enganamos tanto...

    Quem dera pudessemos ver como Cristo... as intenções do coração e o sofrimento escondido no peito.

    Que Deus nos guarde.

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Lindas palavras de conforto e saber ouvir faz bem a quem precisa. Ana deve ficar feliz em poder contar contigo! abração,lindo fds,chica

    ResponderEliminar
  28. Um belo sábado pra ti meu amigo...abraços.

    ResponderEliminar
  29. AMIGO
    se essa história é de uma caso verídico, eu também quero assim um Amigo na minha vida, que me oiça, que escute todas as minhas histórias; como é LINDO poder contar com "Alguém"!!!
    Não tenho essa sorte.

    ANO NOVO
    BLOG NOVO

    Pois é...
    Ficaria feliz se descobrisse o meu novo blog;

    Cada dia que passa, encontro mais pessoas a despedir-se dos blogues;

    Fico triste!
    SIM
    não espero encontrar palavras de despedida,
    quando eu inicio um novo ciclo num novo espaço...

    No novo espaço existe uma promessa feita de mim para mim, ninguém sabe, mas o pensamento positivo irá prevalecer, se Deus me ajudar como ajudou em 2011.

    Alguém me visitou e deixou estas palavras:
    sabes...?
    adorei esta frase...
    "a inteligência é o farol que nos guia...".
    abriu o sinal "verde" ao meu pensar...

    A minha resposta é:
    Então
    se abriu o sinal "Verde"
    usem-no para tudo na Vida
    é assim que eu vivo os meus dias
    depois de ter
    "apanhado" 2 sinais "vermelhos"
    em 2006 e 2008.

    MAS
    eu renasci para a vida e agora o meu sinal é sempre o "VERDE"!!!

    O que se passa?
    Porquê desistir?

    Tenho tentado passar aos outros a minha força para que continuem, aqui é o "nosso lugar". De outra forma como nos reencontraremos?

    é verdade:
    A disponibilidade é cada vez menor

    MAS...dizer que não se sente confortável por não poder corresponder a todos....isso não, porque os verdadeiros Amigos entendem que haverá épocas mais fáceis do que outras nas nossas vidas.

    Eu quero estar sentada nesta "Plateia" na primeira fila
    e quero continuar neste
    PALCO DA VIDA

    Beijos e abraços da Tulipa

    ResponderEliminar
  30. Meu amigo que história tocante. É fundamental termos um amigo que nos dê a sua mão nos bons e maus momentos, dessa forma a nossa caminhada torna-se menos dificil.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  31. a Ana encontrou quem a sabe escutar

    não há melhor ajuda, do que a de saber ouvir os outros

    um abraço

    manuela

    ResponderEliminar
  32. Obrigada pelo comentário Luís. Bom fim de semana. Abraço

    ResponderEliminar
  33. Uma narração empolgante que, contada assim, bem podia ser o principio de muitas outras historias que a tua memória armazena e que queremos escutar.
    Até quando essa iniciativa!?...
    Gostei, como sempre, são autenticas: como tu.
    Aquel abraço

    ResponderEliminar
  34. Muito triste, mas muito bonito. E há tantas Ana(s) como esta por aí.

    Beijinhos de fim de semana

    ResponderEliminar
  35. Olá, boa noite!

    Desejo-lhe um

    BOM ANO de 2012!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  36. Muito bom, sem dúvida.
    Muitas são as Anas e poucos são aqueles dispostos a ajudar :(

    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Chegeui aqui por acaso, seguindo links de comentários.
    Gostei.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  38. *Belo texto, Luís !!! :D

    *Olha, meu amigo, acredito mesmo

    que o fato de OUVIRMOS ATENTAMENTE

    uma pessoa já é um IMENSO AUXÍLIO

    para a mesma !!! Digo isso por

    experiência própria : ao todo ,

    paguei + ou - 04 anos de

    Psicoterapia só para ter alguém

    - DE CONFIANÇA - para ouvir-me e

    orientar-me diante de tantas

    mágoas, tristezas e desilusões !!!

    *Não é fácil não !!! *Guardar

    esses sentimentos todos dentro

    de nós dá CÂNCER !!! >.<

    *Luís, já disse algumas vezes

    e continuarei te afirmando :

    - Amo a tua maneira de redigir !!!

    *Você é um BOM ESCRITOR !!! *Gosto

    de Ti e dos teus escritos !!! :D

    *Parabéns e ... continue

    escrevendo !!! :D

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade