segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Viagem a Lamego

Este ano quisemos fazer umas férias diferentes. Uns dias na praia e outros de visita pelo país.
Uma das viagens era obrigatória. Visitar um familiar internado na casa de repouso e reabilitação de Aguiar da Beira, no Distrito de Viseu. - Casa Umildasus  -

Dia 15/Setembro - Saída de Leiria 09horas.
A1  e IP3 até Viseu. Seguimos para norte em direcção ao Satão e depois a Aguiar da Beira.
Parámos para almoçar e conhecer melhor a sede de concelho de Aguiar da Beira. 
Aguiar da Beira.JPG




  1. Aguiar da beira - a set on Flickr


    Aguiar da Beira Município português pertencente ao distrito da Guarda, composto por treze freguesias (Aguiar da Beira, Carapito, Cortiçada, Coruche, Dornelas ...


Subimos até ao cimo do Monte de São Macário onde se colhe uma panorâmica geral de toda aquela área.

Depois da visita, na Casa de Repouso, ainda tivemos tempo para visitar Sernancelhe. Uma vila moderna onde o passado está bem cuidado e preservado. Parece poder fazer parte das Aldeias Portuguesas.




O concelho de Sernancelhe


sernancelhe.planetaclix.pt/ - Em cache
Uma guia do concelho e suas freguesias. Fotografias e informações sobre as suas festas e feiras, a história e monumentos das várias localidades.
Visitou esta página em 19/09/11.

Passámos a noite em casa de familiares. Na Sexta Feira, dia 16, 
fomos para Lamego. 
Seguimos em direcção a Moimenta da Beira. Uma estrada com bastante movimento e curvas acentuadas.

Uma paisagem encantadora em todo o percurso. Belos pomares, enfeitam a estrada de ambos os lados mostrando a fruta quase madura. 
Nas encostas mais para cima viam-se grupos de trabalhadores na vindima. 
De quando em quando surgiam belas casas senhoriais resguardadas por muros largos que limitam as propriedades.

Lamego é uma cidade sorridente e de uma paz tranquilizadora.
Visitámos a Sé sem pressa e procurando ler alguma história nos cartazes dispostos ao longo das naves laterais da Igreja.
Catedral de Lamego.jpg

Sé de Lamego – Wikipédia, a enciclopédia livre


pt.wikipedia.org/wiki/Sé_de_Lamego - Em cache -Bloquear todos os resultados de pt.wikipedia.org
Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitectura reflecte as modificações feitas nos ...



As pinturas nos tectos e alguns quadros expostos nas paredes merecem um olhar mais cuidado. São obras de grandes mestres e com alguns séculos de vida.

O corpo da Igreja é composto de três naves e toda a construção é de granito cinzento. A decoração das paredes e dos altares estão comedidas pelas imagens dos santos num enquadramento global perfeito e com bom gosto. 

Por toda a cidade via-se uma atmosfera de limpeza geral.



Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego) - Distrito de ...


www.guiadacidade.pt/.../poi-santuario-de-nossa-senhora-dos-rem... - Em cache -Bloquear todos os resultados de www.guiadacidade.pt
O santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu ...

Subímos a escadaria da Senhora dos Remédios. À medida que íamos subindo olhávamos a cidade que se estendia pelas encostas e pelo vale fronteiriço numa beleza de um verde maravilhoso.

A Ermida de N. Senhora dos Remédios é um espaço pequeno, mas muito acolhedor. A grande beleza está em todo o conjunto arquitectónico. Escadarias encimadas pelo templo e ainda toda a arborização envolvente destacando-se dois grandes lagos e algumas grutas de pedra granítica sobreposta.

Aproximou-se a hora do almoço e tivemos de seguir as ordens do nosso organismo. Existem muitos restaurantes. Entrámos e fomos bem servidos. Era uma casa com bastante movimento.

O tempo passa e queríamos visitar mais alguns monumentos aqui perto como o Convento de São João de Tarouca e outro de Cister em Salzedas que está em reconstrução.


MOSTEIRO DE SALZEDAS - Município de Tarouca :: Bem-vindo


www.cm-tarouca.pt/menu_lateral.php?menu_lateral=5...66 - Em cache
Convento cisterciense composto por igreja de planta longitudinal com três naves escalonadas, com cobertura em abóbadas de aresta e ogivais, com transepto ...



Mosteiro e Igreja de Salzedas - SkyscraperCity


www.skyscrapercity.com › ... › Portugal em Imagens › Norte - Em cache
20 publicações - 8 autores - Última mensagem: 16 Jul 2007
Mosteiro e Igreja de Salzedas IPA Monumento Nº IPA PT011820050011 Designação Mosteiro e Igreja de Salzedas Localização Viseu ...

Salzedas é uma pequena aldeia situada no fundo de um vale.

Houve muitas modificações na traça original da Igreja. Tem três naves e é bastante espaçosa. O restante do mosteiro está fechado e não foi permitida a visita.

Fomos ajudados por um voluntário que nos foi dando algumas explicações mas parece que também ele não abarcou ainda toda a história  daquele edifício e dos seus habitantes 
Toda a construção está bastante degradada.

A tarde estava avançada. Tínhamos de acabar as visitas e regressar a casa. O cansaço também nos convidava a parar. Ainda assim, fomos a São João de Tarouca e terminámos as visitas com a chave de ouro. 


Na encosta vê-se uma grande construção de pedra que foi o antigo convento. Restam apenas as paredes laterais. Quando os monges foram expulsos tudo foi deixado ao abandono e ainda antes da venda a privados alguns habitantes aproveitaram para roubar as pedras e outras coisas.

Do lado Sul, na meia encosta, fica a Igreja que tem sido conservada por voluntários.  O exterior e a construção é de granito, mas ao entrarmos dentro da Igreja ficamos boquiabertos por tanta beleza.


Com as medidas de austeridade o IPAR retirou os dois funcionários ali destacados e mandou fechar a Igreja. Até parece que os padres ali destacados são dois voluntários.


Gostaria de partilhar algumas fotos, mas as mesmas não são permitidas e ainda assim não conseguiríamos mostrar toda a beleza e riqueza daquela Igreja.

Agradecemos, ao Senhor que nos acompanhou e facultou a possibilidade de fazer esta visita.


Reiniciámos a viagem para Leiria, onde chegámos já ao anoitecer.   


Ps 
Os links a itálico são retirados do google onde poderão ver algumas imagens, assim como a história de cada monumento

Luíscoelho


Convento de São João de Tarouca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Igreja de São João de Tarouca, Tarouca, Portugal.
Convento de São João de Tarouca, localizado na encosta da Serra de Leomil, no distrito de Viseu, ergue-se num grande vale, ao fundo do qual corre o rio Varosa.
Inicialmente foi um ermitério mas, em 1152, após a vitória de D. Afonso Henriques sobre os mouros em Trancoso, foi lançada a primeira pedra da igreja conventual cisterciense.
O mosteiro foi o primeiro a ser construído no país pela Ordem de Cister.
O dormitório novo e torre sineira foram construídos no século XVI. A última fase das obras de ampliação do mosteiro decorreu no século XIX. Em 1938 seriam restaurados os retábulos, nomeadamente o de São Pedro, atribuído a Grão Vasco.

[editar]Igreja de São João de Tarouca

De arquitectura românicagótica, com portal renascentista, sofreu progressivas alterações durante o século XVII, nomeadamente na fachada. A plantacruciforme de três naves, sendo a central mais elevada, proporciona volumes articulados, nos quais se endossa a torre sineira. A fachada principal tem o pano de fundo dividido por duas pilastras alientes e é rematada por outras iguais, coroadas por pináculos assentes em capitéis.

Mosteiro de São João de Tarouca, Tarouca, Portugal.
No pano central abre-se um portal de verga recta, encimando por uma imagem e um escudo, ladeados por duas janelas. Os altares são de talha dourada, contendo retábulos de pintura sobre madeira, da qual avulta o de São Pedro, o de Nossa Senhora da Glória e o do altar de São Miguel, dos inicio do século XVI, atribuídos a Gaspar Vaz. Na nave central há ainda um cadeiral em talha dourada, enquanto na sacristia se podem contemplar os valiosos azulejos historiados.
Foi provavelmente o primeiro mosteiro Cisterciense em Portugal.
O seu arquitecto conhecia talvez indirectamente as formas e as proporções da escola românica Bernardina, de origem Borgonhesa. A nave central no entanto parece única as laterais aproximam-se de capelas comunicantes (devido à rectorização provocada pelo sistema construído) e pelos contrafortes percebem-se as naves laterais no alçado.


47 comentários:

  1. Olha a minha terra natal!
    Aliás, a zona da minha terra natal!
    Sou de Viseu, nasci perto de S. Pedro do Sul, a meio caminho entre Viseu e S. Pedro do Sul.

    Toda esta zona do interior Alto-Beirão é muito bonita, digna de ser apreciada, de preferência não seguindo pelas Auto-Estradas nem IPs.

    Bela e romântica reportagem,Luís.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Lamego é a terra de nascimento de minha mãe.Seu pai, meu avô era de Castro Daire. Fui lá a última vez há 4 anos. De resto tirando Tarouca e Salzedas tudo o resto conheço bem. Ainda estive no S. Macário este ano em Abril.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. ...
    pois, mas eu vinha mesmo era para dizer da minha alegria por ver esta referência a Lamego. Vivi nesta cidade, tinha eu...8/9 anos. Estive por lá não chegou a um ano. Talvez por isso me tenham ficado na memória, pintadas com cores muito bonitas, a escadaria da Sra. dos Remédios, a Feira, uma igreja ao pé de minha casa, com um adro onde a rapaziada jogava a bola (no meio da bruma das recordações parece que anda por lá um vidro duma janela que "se partiu" numa das nossas andanças por aqueles sítio. Foi o cabo dos trabalhos mas não me lembro como é que acabou a fita...

    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  4. Um lindo passeio, cheio de riquezas.
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  5. Noooossa, quanta coisa linda.Rico passeio esse, bem documentado e aproveitado! Coisa boa! abraços,chica

    ResponderEliminar
  6. O modo como você descre sua terra me faz sonhar com a possibilidade de conhecê-la, um dia... Principalmente o interior e sua história, os vinhedos, as igrejas e ermidas, tudo que respira um passado que tem tudo a ver com o meu país, colonizados por portugueses. Uma bela viagem, Luis. Abraço, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que passeio maravilhoso!
    Luís, a reportagem está muito bem elaborada e gostei do facto de ter inserido algumas informações sobre os monumentos. Muito bem pensado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Para além de um óptimo contador de histórias, é também um excelente observador, o que lhe permite pormenorizar aspectos interessantíssimos dos passeios.
    O itinerário que descreveu é lindíssimo, para não dizer deslumbrante, conheço-o bem e não obstante tê-lo feito dezenas de vezes, de cada vez que volto a percorrê-lo, faço-o com muito agrado e renovado entusiasmo.
    São estes passeios que nos provam que Portugal é deslumbrante!
    Um forte abraço e obrigado por mais esta bonita mensagem "Viagem a Lamego".

    ResponderEliminar
  9. Bela passeata, sim senhor! Fizeram muito bem. Temos um país liiiiiiindo! E cheio de recantos, de monumentos e de recursos naturais muito belos.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. BOA NOITE
    BELAS FOTOS.
    QUE SUA SEMANA SEJE
    ILUMINADISSIMA COM MTA
    ENERGIA POSITIVA...
    QUE OS ANJOS DO CÉU GUIE
    SEUS PASSOS PARA O SUCESSO.
    BJO

    ResponderEliminar
  11. Belo passeio. Há sempre um Portugal desconhecido que nos encanta...
    Até sempre!

    ResponderEliminar
  12. Belo passeio. Há sempre um Portugal desconhecido que nos encanta...
    Até sempre!

    ResponderEliminar
  13. Eu também gostaria muito de conhecer Portugal, vejo essas imagens e me dá uma saudade do meu pai...
    Hoje ouvi um fado, não me lembro em qual blog, mas era um que meu paizinho gostava de cantar, era da Ilha da Madeira.
    Adoro vocês daí dessa terra tão distante!
    É SÓ ATRAVESSAR O ATLÂNTICO...QUE SONHO!!!
    Um dia, quem sabe...
    Beijo da Mery.

    ResponderEliminar
  14. POR LAS IMÁGENES, SE NOTA QUE ES MUY HERMOSO LUGAR.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  15. Portugal no seu melhor, Luís.
    Temos um país tão bonito!!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. muito bonito esse seu percurso, Luís!

    tenho a sorte de conhecer toda essa região e férias não é apenas mar...

    obrigada por esta viagem

    um abraço

    manuela

    ResponderEliminar
  17. Um belíssimo passeio por terras que conheço muito bem e uma boa reportagem do mesmo!

    ResponderEliminar
  18. Não deu para ir a Ucanha que tem aquela torre de portagem a meio da ponte sobre o Varosa?
    Eram terras dos monges do convento de S. João de Tarouca!

    ResponderEliminar
  19. Belas férias, em Portugal, por locais bem bonitos com história e tradição. Obrigada por esta partilha. Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Obrigada Luis pela visita guiada, gosto muito de Lamego, rico em história. Mais uma das muitas cidades lindas do nosso país.

    Um abraço
    oa.s

    ResponderEliminar
  21. Relatos de viagem são histórias em visita, apreciei a sua viagem plena de cultura. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  22. O nosso país tem zonas muito bonitas mas, tenho muita pena tratarmos tão mal o nosso património. Tanta gente a receber subsídios sem fazerem nada...
    beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  23. Querido amigo Luis! Teu país é lindo e tudo me encanta! Agradeço a partilha, muito linda a tua viagem de férias! Um grande abraço. Rosana

    ResponderEliminar
  24. Querido amigo Luis! Teu país é lindo e tudo me encanta! Agradeço a partilha, muito linda a tua viagem de férias! Um grande abraço. Rosana

    ResponderEliminar
  25. Olá Luís,
    Acompanhei este passeio agradável e enriquecedor.
    Aos poucos vou conhecendo, através da telinha, as belezas de seu País.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  26. Conheço bem todo o percurso de que falas. Adorável. Como sou de Mangualde vou, sempre que posso, fazer uns passeios aqui ao redor. Gosto epecialmente do Monde de S. Macário. Também gosto de Melcões e Meijinhos, aldeias ao "lado de " Lamego. Muito bem, gostei. Bj

    ResponderEliminar
  27. Bom, já nem preciso de lá ir, retratas tudo tão in loco que parece que andei convosco a visitar esses lindos lugares, a almoçar, a subir escadarias, enfim...bela prosa transformada em Poesia.

    Um beijinho da laura, para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
  28. Luís,
    Muito bela deve ter sido essa viagem que a mim trouxe em ler o registro também aprendizagem.
    Grande abraço,

    ResponderEliminar
  29. Belo passeio, muito para desfrutar a nível de monumentalidade!

    ResponderEliminar
  30. Bela reportagem do norte do meu distrito embora eu pareça enfeitiçado pelos encantos da Serra da Estrela (distrito da Guarda).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Uma bela mostra de como podemos fazer férias cá dentro de forma prazerosa! Sim, senhor um bonito roteiro!
    continuação de bom passeio
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Linda esta viagem que aqui descreves; já conheço algumas destas paragens; ainda há poucos dias servi de cicerone a um casal de amigos brasileiros, mostrando-lhes as regiões do norte de Portugal. Fomos a uma aldeiazinha em Chaves onde nasceu o bisavô desse meu amigo; um nome esquisito que agora me fugiu da memória, mas que proporcionou uma grande emoção ao meu amigo ao conhecer as suas origens. Um beijinho, Luis e ...o nosso Portugal tem coisas lindíssimas que me dão orgulho em mostrar aos que vêm de fora.
    Emília

    ResponderEliminar
  33. Quantas belezas existem por aí, como adoraria conhecer Portugal, mas sei que é um sonho impossível, então aproveitei para ficar lendo imaginando e sonhando com esta tua bela viagem, um espetáculo meu amigo, me apaixono mais e mais por esta tua terra bendita, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. As férias foram muito bem distribuida, um pouco em cada lugar, um turismo perfeito.
    Explanar de forma tão precisa é muito difícil o que foi feito tão bem.
    Por fim, despertas um anseio maior de conhecer Portugal em sua riqueza e beleza que tuas palavras assim definiram...

    Maravilhoso o que hora incentiva mais ainda o sonho de conhecer essa terra tão cheias de histórias pra contar, seus marcos culturais... o que possa dizer que seja irmã gentil de meu país...



    Abc

    Livinha

    ResponderEliminar
  36. Viajar é sempre muito bom e melhor ainda, é mostrar isso tudo para quem não conhece Portugal. Um abraço, Luis!

    ResponderEliminar
  37. Olá Luís!
    Com este belo texto, é quase como nos levasses a todos, nestas belas férias, por essas terras tão bonitas, que nalgumas delas já estivo mais que uma vez, e espero ainda voltar, se ainda tiver tempo para isso.

    Um abraço,
    José.

    ResponderEliminar
  38. Portugal tem recantos fantásticos, assim haja vontade e tempo para os conhecer. E reparaste nas imagens mais ousadas na entrada da Sé de Lamego? ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  39. Uma boa reportagem sobre uma
    região do país. Há pessoas
    como você que fazem mais pelo
    turismo do que o Instituto do
    Turismo.Gostei de ler.
    Beijinho
    Irene

    ResponderEliminar
  40. Como muito bem dizes, quantas escadas! Trezentas! Já nem me lembrava, vão passando os anos.
    Por ali andei e por aqui passei muito anos. Era caminho obrigado para vir ver a família. Um desvio, e assim íamos vendo o País, principalmente os meus, que nada conheciam. Só que aquelas estradas não são as de agora. Saía de casa de madrugada e chegava ao Porto entrada a noite.
    Hoje vamos por auto-estrada e até dá preguiça sair para ver algo. Há muito que quero ir a Mangualde, subir à Senhora do Castelo... mas ainda não o fiz...
    Um grande abraço e o meu muito obrigado por informação tão detalhada, algo peculiar em ti.

    ResponderEliminar
  41. Meu querido Luís

    Eu não fui de férias mas neste post fiz uma linda viagem pelas imagens e adorei.
    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  42. Bonita esta crónica sobre o vosso passeio e vejo que foi uma ronda bem sucedida. Conheço Lamego, a Sª dos Remédios e alguns outros pontos indicados. Em Sernancelhe onde habitam grandes amigos meus, é local de paz mas já com a modernidade a morder-lhes os calcanhares.
    Quer dizer: fomos os dois "para fora cá dentro" e ainda bem ,pois ainda há tanta beleza para descobrir e usufruir.
    Abraço e bom fds.
    Graça

    ResponderEliminar
  43. FIQUEI MUITO FELIZ COM A SUA PRESENÇA NA FESTA. OBRIGADOOOO!!!
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderEliminar
  44. Um post de excelência! Permitiste-nos fazer-te companhia na viagem. E foi tão agradável! Sou algarvia criada à beira-mar mas com raízes serranas e privilegio sempre os passeios pelo interior porque o mar está à minha disposição sempre que queira. Lamento, contudo, a degradação a que deixaram chegar grande parte do nosso património pois temo-lo em quantidade e qualidade justificadas pelos quase nove séculos de História.
    Bem-hajas!

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  45. Bela descrição, querido.Pena eu morar tão longe.rs

    Beijos

    ResponderEliminar
  46. Noite de paz, Amigo

    Gostei muito da sua postagem, Luis! Com certeza foi uma viagem repleta de boas recordações.
    Obrigado por compartihar conosco um pouco dos seus momentos de lazer por esse lindo país

    Um grande abraço e desejo que a a paz esteja contigo

    Deus seja sempre contigo

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade