domingo, 6 de março de 2011

Doem-me as palavras

Doem-me as palavras que não disse
As que guardei apenas para mim
As que adormeci no calor do peito
Embrulhando-as num sono sem fim
Procurando que jamais alguém as visse


Doem-me as palavras que guardei
Querendo que elas nunca te ferissem
Calei-as no silêncio que há em mim
Tive medo que ferido elas saíssem
E te ferissem mais a ti do que de mim


Recordo as outras que te disse
Quando me apertavas nos teus braços
Ou adormecias no calor do meu regaço
Revivo em cada dia aqueles traços
Que formavam a energia destes laços


Amordaço as saudades na garganta
Tenho medo de soltá-las  magoadas
Prefiro tê-las frescas na lembrança
Do que soltas sejam garras afiadas
Esquecendo tanto amor e esperança.
Luíscoelho

40 comentários:

  1. Palavras podem ferir e acalentar.
    Convém escolher bem antes de soltá-las ao vento.
    Um bj querido amigo

    ResponderEliminar
  2. "Doem-me as palavras que guardei
    Querendo que elas nunca te ferissem

    Recordo as outras que te disse

    Revivo em cada dia aqueles traços

    Amordaço as saudades na garganta
    Tenho medo de soltá-las magoadas
    Prefiro tê-las frescas na lembrança
    Do que soltas sejam garras afiadas"

    O medo de magoar os outros é sinal, antes de mais, de sensibilidade. Mas é com as palavras que rasgamos o medo e com elas talvez nos presenteemos outra realidade que pode ser só, imaginada.

    Um abraço grande e amigo, Luis

    ResponderEliminar
  3. ...melhor pecar pelo silêncio,
    que por palavras vãs.

    o que dói realmente é o que
    a vida nos impõe como lições!

    ai ai...

    bj, querido!

    ResponderEliminar
  4. olá amigo, lindo seu poema,

    Amordaço as saudades na garganta
    Tenho medo de soltá-las magoadas
    Prefiro tê-las frescas na lembrança
    Do que soltas sejam garras afiadas
    Esquecendo tanto amor e esperança.
    Luíscoelho
    , muito lindo, terê.

    ResponderEliminar
  5. Não esqueça a dor das palavras guardadas, das adormecidas,
    das não ditas e que ficaram caladas
    Não esqueça a dor das palavras magoadas
    A dor é a lição permanente
    que conduz a comunicação sua
    e a de toda a gente
    Mas perca o medo
    Tire a mordaça
    As garras não ferem só por estarem afiadas
    apenas são perigosas quando as almas jazem sem amor, desalinhadas
    e as esperanças estão perdidas

    ResponderEliminar
  6. Que lindo poema!
    As palavras têm um enorme poder; por isso há algumas que é preferível não serem proferidas, ainda que façam sangrar o coração.
    Porque quem ama não quer ferir o ser amado, preferindo, por vezes, sofrer em silêncio.

    Bom carnaval. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Se você guarda essas palavras
    com medo de ferir esse alguém...
    Se ferido, por ela, já está,
    que importância faz
    feri-la também?
    Não guarde nada, fale...
    Fale tudo!
    Haverão de ficar bem.
    Com carinho
    Fátima

    ResponderEliminar
  8. Hola Luis,

    preciosos versos los tuyos.

    Sí, es verdad, las palabras tienen un poder inmenso y, muchas veces, no nos damos cuenta...

    Gracias por compartir tus poesías.

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderEliminar
  9. Por vezes não soltamos as palavras com medo de magoarmos os outros, mas o amor está acima de tudo não tem rancores, apenas equivocos. Mas existem palavras que não se dizem porque não conseguem ser ouvidas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. "Doem-me as palavras que guardei
    Querendo que elas nunca te ferissem..."

    Quando estamos magoados ou tristes dizemos muitas bobagens... as vezes não vale à pena falar, já outras...

    Teu poema é belíssimo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Um poema lindo! De facto ao contrario do que diz a sabedoria popular, as palavras ficam cravadas na nossa memoria e na memoria dos outros. E o seu efeito perdura...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Muitas vezes as palavras tem o dom de machucar,,,de ferir sentimentos...abraços de bom dia pra ti amigo...

    ResponderEliminar
  13. Há sempre palavras que só a nós pertencem...no entanto precisamos reflectir se estas ao serem proferidas não nos libertarão para algo que, até áquele momento, não passou de um sonho....
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Tenho estado a ler os poemas deste seu maravilhoso blog e tenho de dizer-lhe que é extraordinariamente grande tudo quanto escreve! O Luis só pode ser um homem muito especial.
    Obrigada por me visitar e deixar as suas palavras amigas no meu "pesodossentidos".
    Abraço forte
    Atena (Cristina)

    ResponderEliminar
  15. Mesmo tarde da noite, pensei...vou dar uma olhadinha no blog do meu amigo, quanta beleza em palavras encontro aqui...em cada verso, eu admiro muito seu talento!!!Deixo aqui meu afeto!!

    ResponderEliminar
  16. Lindo, profundo, e reflexivo poema!
    Amigo, carinhos meus pra ti, viu?
    Bjsss

    ResponderEliminar
  17. Oi, Luis.
    Você me emocionou com o teu texto.
    Uma palavra na hora certa pode nos tirar do fundo do poço, mas também pode nos jogar para dentro dele.
    Beijosss,
    Lu

    ResponderEliminar
  18. Querido amigo, volto para reler tuas palavras e dizer-te que o tempo faz as ideias sedimentarem-se e a compreensão das palavras emerge para iluminar os pensamentos. Com certeza o amor que emites está sendo recepcionado, ainda que não percebido em um primeiro momento, mas sei que a energia que de ti emana encontra as pares que lá deixastes durante tantos anos de dedicação fazendo que o eco soe acordando quem insiste em dormir.
    Um grande beijo querido amigo e muita luz para a espera.

    ResponderEliminar
  19. Querido amigo um poema que toca o nosso coração, pois ele está carregado de palavras de saudade, de dor, de tristeza, ao lê-lo era como se estivesse eu a pensar. A vida não é fácil e há dias em que nos sentimos completamente em baixo, os filhos nos dão imensas alegrias mas também nos conseguem dilacerar o coração, eu sei pois também por vezes me sinto assim.
    Mas sabe amigo, fui aprendendo a seguir em frente e tento sempre acreditar que o dia de amanhã será melhor que o de hoje.
    Um grande beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  20. Querido Poeta

    As palavras às vezes afastam, às vezes aproximam...

    Quantas vezes temos aquela sensação que falamos demais em certos momentos quando deveríamos calar...

    As palavras denunciam, revelam, deixam-nos nus, observados sem pudor...

    Por isso prefiro o silêncio, o olhar, o toque nas mãos e o calor do corpo junto do outro, isso diz tudo, sem dizer qualque palavra...

    Bom feriado!
    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  21. Um belissimo dia pra ti amigo...abraços.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Luís!

    Sublime.
    Quantas vezes doem as palavras não ditas.
    Sobram as lembranças!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Lindo demais Luis...
    Palavra dita é flecha lançada...
    Parabéns por esta bela composição poética!
    Meu carinho, RO

    ResponderEliminar
  24. Las palabras duelen en el alma..cuando no las pronunciamos..como por ejemplo..decir.."Te amo"..decir.."Lo siento".."Te pido perdòn"...y muchas màs..
    me encantò tu escrito..profundo y reflexivo.
    Te saludo desde Cali-Colombia

    ResponderEliminar
  25. Luis

    No dia da Mulher venho gritar...


    LIBERDADE


    Liberdade
    Felicidade de ser
    Felicidade de estar
    Felicidade de saber ser
    Cortar amarras
    Deixar prisões
    E alargar o amor
    Para vencer a liberdade

    Ser livre e livre
    Estar solto
    E saber dar valor
    Ao melhor
    Que a vida lhe deu
    E que é tão pouco
    Pois é apenas...
    A sua Liberdade...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  26. Quanta vontade de viver
    de esquecer
    talvez
    de reviver
    de dizer
    de gritar

    o que te vai
    na alma
    só de poeta?!

    Não sabemos
    nós,
    os leitores

    Eu fiquei com um nó na garganta com estas palavras que nos escreveste.

    pode ser que te possam ajudar no teu processo de busca do sentido da vida!

    Por mim, continuo a procurar as palavras que sinto que precisava de dizer...
    em várias situações...

    Não está fácil encontrá-las!

    Um grande abraço, Luís

    ResponderEliminar
  27. Um belissimo dia de paz e poesia pra ti amigo...abraços.

    ResponderEliminar
  28. Maravilhoso esse sentir!
    As palavras podem ser flores ou facas.
    Dizê-las para fazer sorrir e guardá-las para não fazer chorar é um acto de amor mas, como sabemos, na vida tudo é frente e verso e até a mais bonita rosa tem espinhos...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  29. Olá Luís
    As vezes guardamos palavras e sentimentos com medo de ferir alguém, mas as palavras nunca ditas, podem ser justamente aquelas que abririam as portas do coração.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  30. Boa noite Luís,
    não se preocupe com isso, eu também já apaguei comentários sem querer. Eu vi que haviam 4 iguais, não sei como aconteceu, dava erro na ID, e por isso eu repeti.

    Penso que lhe tinha dito que as palavras doem muitas vezes.
    Há momento em que doem as palavras que ouvimos, outros as que dizemos, e ainda há as que doem sem proferirmos.

    O seu poema é muito lindo, gostei do que e da sensibilidade que dele emana.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  31. Palavras merecem atenção e ponderação ao usá-las. Linda poesia! abraço,chica

    ResponderEliminar
  32. Luís,
    A palavra é um grande meio para comunicar a alegria,ou mesmo a dor,para transmitir a verdade.Mas,se a palavra se torna ruim,uma ofensa,uma calúnia...acaba traindo a sua vocação e se torna uma serpente venenosa,por isso,é melhor tantas vezes calar,acalmar o espirito e só depois falar.Gosto muito dos seus poemas porque instigam reflexão.
    Abraços,
    Bergilde

    ResponderEliminar
  33. As palavras teem um poder imenso; depois de lançadas são como flechas, não voltam; são capazes de ferir profundamente mas também são capazes de fazer verdadeiros milagres; nem sempre conseguimos ser assertivos, dizendo só as certas. Há porém algumas que deveriam ser ditas; por algum motivo não fomos capazes de as dizer no momento certo e isso magoa-nos, doi. Doiem também aquelas que, por impulso foram arremessadas, e causaram uma ferida profundo naqueles a quem foram dirigidas; feriram e deixaram em nós uma mágoa profunda. São complicadas as palavras, complicados também os sentimentos que as provocam. Complicada é a vida...complicado é o ser humano, também, Luis. Linda a forma como descreveste a dor das tuas palavras. Haverá com certeza outras que dirás que te causarão uma alegria imensa. Um beijinho. Luis e, acredita...todos nós escrevemos e dizemos palavras doídas. Até breve e fica bem.
    Emília

    ResponderEliminar
  34. Meu amigo, compreendo sua angústia, pois tenho quatro filhos, e ver um se desgarrar é como se nos tirassem o chão... Mas infelismente, por mais que isso nos causa dor, somos obrigados a admitir que em alguns casos o mundo é a melhor escola... Quando os filhos querem voar, não nos é possível segurar... Deixe o rio seguir seu curso ao encontro do mar... Depois que ele matar a sede do desconhecido, como o filho pródigo à casa retornará...
    Deixo pra ti um abraço e meu sincero carinho... Bjsss

    ResponderEliminar
  35. Palavras, gestos, ações, atitudes...
    Quantas delas temos que deixar guardadas dentro de nós...
    Achei lindo o seu poema, me fez refletir em muitas palavras que eu não disse e foi a melhor que estive a fazer.Saber calar-se...isso as vezs é necessário.
    beijos
    belo dia
    heli

    ResponderEliminar
  36. Como ja fui ferida algumas vezes com palavras que nem sequer deveria ouvir.
    Hoje para não magoar como fui magoada fica morando no meu coração sempre prefiro sair ferida e nunca magoar ninguem apesar desse tipo de comportamento nada tem impedido que me magoem.
    Um beijo carinhoso,Evanir.

    http://aviagem1.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  37. Ola Luis que poema lindo
    que lindo ter a sensibilidade de saber guardar as palavras para que não venham a ferir alguem este alguem deve sentir-se muito,feliz,,
    estou passando por aqui para conhecer seu blog,adorei seus poemas
    voltarei outras vezes se asim permitir um abraço marlene

    ResponderEliminar
  38.     .███:▓
         █   ▓▓▓▓
            ▓  ██▓
           ▓▓    ██▓ ▓██
         ▓▓▓     ██▓▓▓▓███.
         ▓▓▓.     █▓▓  ▓ `██
      .▓░▓░▓     █▓▓  ▓▓   █
     ▓░░▓░░ ▓   ▓▓█  ▓▓▓
    ▓░░▓░░░░▓  █▓█   ▓▓▓▓
    ▓░░▓░░░'▓  █▓█ .▓░▓'▓░▓.
    '▓░'▓▓' ░'▓  ▓██ ▓░░▓ ▓░░▓
     "▓"  "▓"   █▓█ ▓░░ ▓░ ▓░░▓
               █▓█ ▓░░░▓░░▓░░▓
      ██      █▓█ ▓░░▓'▓▓'▓░░▓
      ███     █▓█ " ▓      " ▓ "
       ████   █▓█     █████
        █████ █▓█   ████  ██
          ████ ▓▓█  ███ ███
            ███ ▓▓ ▓██ ███
             ███ ▓ ▓█ ▓█
           ~. ▓█ █▓ ▓█ .~´
       -~***~.▓▓ ▓▓ ▓█~***~
    ~***~~***~~***~~***~~***~
    Beauty is present,
    you just want to see them,
    or at least deliberately
    do not close your eyes.

    / Theodor Fontane /

    Have a nice day and best regards to Polish hot; **

    Karolina ; ^

    ResponderEliminar
  39. Doem as palavras que não disse, à espera do momento idóneo, acabaram por partir e não as disse...
    Não voltarei a proceder assim.
    Obrigado amigo Luis.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  40. Amigo, você é um poeta incrível... Acho que ao guardar suas palavras, você fez um bem e deixou na lembrança apenas o que era para estar. Abraço!

    E vamos confiar na vida! ;)

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade