terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estoril








Estávamos a jantar quando o telefone tocou. Mais uma dessas chamadas de publicidade que nos consomem tempo e paciência, pensámos todos ao mesmo tempo, rodando simetricamente o olhar para o telefone.

A minha filha atendeu. Era para ela e com ela o assunto. 
Terminada a conversação disse-me:
 _Pai, queres ir comigo amanhã a São João do Estoril...?  
Nem esperou pela resposta e desenhou logo o percurso e a hora de saída.
Tinha que estar lá às 14 horas para uma entrevista de selecção.
A distância daqui de casa em Leiria até ao Estoril deve ser de 150 quilómetros.
Vive numa corrida cronometrada para conseguir colocação profissional e começar a sua carreira na área de Turismo Activo e Desporto da Natureza.
Uma viagem muito agradável e sem grande movimento.
Seguindo um mapa que procurou na Net, conseguiu chegar perto da hora prevista.
Os meus olhos corriam extasiados por toda a costa da Marginal de Cascais. O Mar, as casas e todo o movimento.
Eu já conhecia tudo aquilo. Hoje apenas revivi uma pequena parte.
Quando saímos do carro dei por falta da minha carteira com os documentos bem como do telemóvel.
Lia, perdi a carteira e o telemóvel ! disse numa voz alta e angustiada.........
Abri novamente a porta do carro e encontrei o telemóvel caído, mas a carteira nem sombra.
Não era pelo dinheiro que continha, mas sim pelos documentos pessoais e ainda os cartões bancários.
Um senhor de cerca de 60 anos, que ia a passar e que ouviu a nossa conversa, olhou para trás e disse:
_ A sua carteira senhor - está aqui !
Baixou-se, apanhou-a e estendeu-me a mão oferecendo-me o fim de um grande pesadelo.
Os seus olhos brilhavam num rosto feito de rugas profundas. 
Neste segundos de silêncio estendeu-me a outra mão num cumprimento de pura amizade e desejou um bom ano de 2010.
Nesta confusão estava quase sem lhe saber dizer obrigado.
Segurei alguns segundos aquele cumprimento e lá fui dizendo:
Bom Ano também para o senhor e para todos os seus e fico-lhe muito agradecido.
Ufa!.....
Peguei nas minhas coisas e mudei-as para outro bolso. Afinal, o bolso do meu casaco, estava roto


16 comentários:

  1. Que achaste tu, Amigo? O telemóvel e a carteira? Não, achaste um homem honesto, que hoje em dia é bem mais precioso!

    Gosto muito teus textos em prosa.

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este texto...desconfio que seria um extraterrestre o desconhecido que lhe devolve essa sua carteira.
    Beleza de encontro e descoberta.
    Afinal eles andam por aí...ainda existem!
    Fico feliz, por ter havido um final feliz.
    Abraço forte.
    Mer

    ResponderEliminar
  3. Olá João
    Gostei do teu comentário, porque tudo aconteceu assim tão rápido que fiquei mesmo zarolho......
    Quando chegámos a casa pensei:
    Vou escrever isto pois aquele homem merece saber quanto lhe fiquei grato.
    Pensei ainda que todos quanto passam por aqui também se sentem felizes por saber que ainda existem corações nobres como o deste Senhor.

    ResponderEliminar
  4. Bom Amigo Retiro do Éden
    Certamente entrei no Paraíso pela porta certa. Certamente encontrei um anjo que me estendeu a mão...........
    Tenho absoluta certeza que qualquer um dos meus filhos ainda jovens fariam isto. São modos de estar na vida e tem sido uma preocupação muito grande nossa dar-lhe esses valores.
    Ainda existem pessoas com muita e boa formação.
    Desejo que neste novo ano esses valores sejam bem trabalhados de modo a fazerem parte da nossa família global.

    ResponderEliminar
  5. Por coisas como esta é que continuo tendo fé na humanidade. Ainda há pessoas honestas - cada vez mais raras, é certo, mas existem - e pessoas altruistas, de bom coração - como a senhora de quem falo no meu post do dia 23 - Presentes de Naytal. Se não viste, aconselho a ires ler, vale a pena. A CASA DA MARIQUINHAS

    Na tua vinda a Lisboa (Estoril) tiveste a sorte de encontrar uma dessas pessoas, dignas do nosso maior respeito e consideração.

    Que em 2010 cotinues a ter muitos destes encontros. E que sejas muito feliz.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  6. Olá Amigo

    Bem-vindo ao meu espaço como seguidor, que muito me honra.
    De visita a esdta seu belo espaço,
    felicito-o por ter achado algo tão dificil de encontrar no momento actual: " Um homem com honestidade e honradez". Voltarei mais vezes.
    Lhe desejo um bom Ano 2010, com paz, felicidade e saúde.

    Um Abraço e até breve

    Alvaro Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Amigo,

    Há de tudo, infelizmente cada vez menos gente honesta.

    Trago-lhe uma mensagem para o Ano de 2010.

    Que o ano que se finda seja visto como um aprendizado, porque na senda da vida, cada um de nós é um eterno aprendiz, aprendendo com as vicissitudes diárias que servem para descobrirmos os motivos de nossa actual existência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ainda se encontram pessoas serias...

    Amigo, aquele abraco habitual :-)

    ResponderEliminar
  9. Direitinho, achei graça ao nome:)...

    Obrigada por ter estado no meu espaço.No meu não,corrijo, no de todos nós que fazemos parte deste mundo virtual!

    Achei uma atitude louvável fazer este texto como forma de agradecimento a quem lhe "salvou" o dia de grandes aborrecimentos.Felizmente, embora(penso eu), chegue os dedos de uma mão para contar, aínda há pessoas honestas!

    Há muitos anos atrás, sei de cor, porque tinha o meu marido muito doente,exactamente dezasseis, encontrei uma carteira no chão e bem recheada(50 contos), e aínda coisa que fiz foi "vasculhar"um possível número para onde pudesse telefonar.Havia vários e por azar ninguém me atendia!Tanto tentei que acabou por me atender a sogra do suposto senhor que tinha perdido a carteira.Gastei bom dinheiro em telefonemas,mas consegui encontrar o dono. Passadas umas duas horas sobe ao meu andar a mulher, sim, porque o senhor ficou no carro, e apenas me disse:
    A carteira é do meu marido!Obriguei-a a identificar o que continha a carteira antes de a entregar, e realmente batia tudo certo.Entreguei-a! A palavra obrigada ficou esquecida, como se eu não tivesse feito mais que a minha obrigação!!!!

    O meu marido aínda me deu uma grande bronca, porque andavamos muito "tesinhos" mas eu apenas disse que tudo bem, tinha razão, mas a minha consciência é que ficou muito tranquila...Até hoje aínda não me arrependi...Acreditemos que aínda há pessoas para quem a honestidade não é um valor a abater!...

    Beijinhos e...Muito Prazer

    Feliz Ano 2010

    ResponderEliminar
  10. **Corrijo: E a única coisa que fiz...

    É do sono :)

    ResponderEliminar
  11. M Soledade
    Expliquei no início do blog a origem desta alcunha.
    Um dia numa aula de português o meu professor perguntou alto e bom som:
    Olha lá Luís engoliste algum guarda-chuva......? Andas sempre tão direitinho...concluiu!
    Seguiu-se uma gargalhada geral e ainda hoje os meus antigos colegas me conhecem por esta alcunha.
    Parece-me que tem um certo carinho como nos relacionamos e olhe M. Soledade que eu fui dos poucos que não seguiu a carreira académica e política. Eles estão bem politicamente e em lugares muito importantes.Presidentes de Câmara, Professores Universitários, Juízes e também Deputados e Governador Civil e não sei que mais.
    Já fugi deles mas hoje tratamo-nos todos por tu e cultivamos respeito e amizade.

    ResponderEliminar
  12. Para você,
    Desejo o sonho realizado.
    O amor esperado.
    A esperança renovada.
    Para você,
    Desejo todas as cores desta vida.
    Todas as alegrias que puder sorrir.
    Todas as músicas que puder emocionar.

    Para você neste novo ano,
    Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
    Que sua família esteja mais unida,
    Que sua vida seja mais bem vivida.
    Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
    Mas nada seria suficiente...

    Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
    Desejos grandes...
    e que eles possam te mover a cada minuto,
    ao rumo da sua FELICIDADE!!!

    Abraços com todo meu carinho
    FELIZ 2010

    ResponderEliminar
  13. ainda ha anjos disfarçados de homens.........gente honesta.
    AInda bem que recuperou a carteira e o telemovel. E a sua filha?? Conseguiu o emprego?
    bjs Zica

    ResponderEliminar
  14. Mas a consciência do homem não estava rota... felizmente!

    ResponderEliminar
  15. Olá Zica
    Aquilo foi uma entrevista.
    Parece que é para voltar lá a data a marcar.
    Desejo-lhe um Bom Ano Novo e que tudo quanto deseja se vá cumprindo.
    Um beijo com muita amizade e ternura cá de casa.
    Parece que a sinto como Família.

    ResponderEliminar
  16. Ó meu amigo direitinho, anda por aí tanto bolso roto ... Mas a esses ninguém encontra a carteira, porque não são tão honestos como esse doce senhor que, muito provavelmente, nem se perde pela internet como nós. Um desfecho tão feliz quão avis rara é, nos dias de hoje, o referido senhor.
    Desejo-lhe um Novo Ano MUITO bom, recheado de Saúde, Paz e Amor.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade