sexta-feira, 10 de abril de 2009

Semana Santa

Recordo os meus tempos de menino em que brincávamos aos carrinhos. Uma cana com uma roda de madeira e uma estaladeira que nos fazia correr sem parar. Era um luxo ter um brinquedo assim. O meu carrinho era sempre o melhor de todos. O Pai parava para nos ajudar a construi-lo. Alguns dias conseguíamos roubar-lhe o seu tempo de descanso a que chamavam a «sesta». Depois do almoço, ao meio dia, cada um recostava-se como podia e se conseguisse fechar os olhos dormia uma hora.
Nunca tivemos brinquedos da loja, mas os nossos ainda eram melhores.
Quando subíamos a encosta de Riba D`Aves e construíamos as ventoinhas com as cascas dos eucaliptos. Depois corríamos encosta abaixo segurando com uma mão aquele brinquedo que nos deliciava pelo movimento e nos deixava sonhar com outros voos.
Recordo que na minha infância eram considerados dias santos de guarda: Quinta Feira Santa de tarde e Sexta Feira Santa de manhã.
Nestes espaços de tempo o Pai arranjava o jardim. Cavava a terra em frente da casa, junto à porta principal. Depois dividia em dois canteiros iguais separados por um corredor com cerca de um metro de largura.
Nesse tempo plantavam os craveiros, semeavam os goivos e ainda os malmequeres brancos.
O nosso trabalho consistia em limpar as canas com uma faca, deixando-as limpas e brilhantes.
No final o pai cortava todas as canas pelo mesmo tamanho e começava a construir uma cercadura a toda a volta do jardim entrelaçando-as umas nas outras .
Fazia um ripado maravilhoso não deixando que as galinhas ou os outros animais entrassem naquele espaço.
A mãe já tinha colhido dois molhos de junco verdinho e fresco nas valas junto ao rio Lis.
Este junco era espalhado pelo chão, na divisória central, de modo a que o nosso calçado não levasse terra para dentro de casa.
Fazia um tapete maravilhoso a que ainda juntavam folhas de louro e alecrim que deixava um aroma no ar durante alguns dias.
Nos Cantos deste ripado de canas era fixados no chão braças de loureiros dando a beleza natural e ainda como convite à visita Pascal do Senhor Padre Gaspar que na data era o nosso capelão.
Os tempos hoje são outros e todas as casas tem um jardim bonito todo o ano.
A visita Pascal perdeu um pouco o sentido e estes dias são ocupados por outras escolhas.

8 comentários:

  1. Caro amigo Luís
    Hoje passo para lhe desejar PÁSCOA FELIZ na companhia dos seus familiares.
    Um grande abraço.
    António

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo
    Retribuo iguais votos e desejo sinceramente que esteja bem junto dos seus.
    Uma boa Pascoa.

    ResponderEliminar
  3. Ah meu amigo Luis, que recordações eu tenho de tudo isso que contaste.As tais ventoinhas feitas com casca de eucalipto fazia-as eu quando atravessava o alto das Picotas para ir á catequese no Souto da carpalhosa.Também costumavamos arranjar o aro metálico de uma roda de bicicleta que faziamos rodar com um pedaço de cana.À entrada da porta, no dia de Páscoa, era o junco apanhado nos terrenos húmidos á mistura com folhas de louro e ramos de alecrim.
    Sobre a mesa da sala havia um pires com o folar do padre enquanto o homem da saca, que fazia parte do cortejo, deixava meia dúzia de amêndoas das mais baratas, que pareciam feitas do gêsso da Sival.

    O passado já se foi, o amanhã é futuro,interessa viver o HOJE.Se a fada madrinha me aperecesse perguntado se eu queira voltar aos meus tempos de criança e voltar a viver tudo o que vivi, a minha resposta seria NÃO!!!

    As melhoras para a gripe.

    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Olá, Luís. Eu também guardo lindas recordações da minha juventude, se bem que hoje me sinto igualmente jovem, com a diferença de somar experiências, alegrias, algumas tristezas que fazem parte da vida...Que você traga as coisas boas para o seu lado, meu amigo. Feliz Páscoa, para você e sua família. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Luís que lindas recordações da sua infancia. São esse tipo de memorias que fazem de nós o que somos agora.
    Tb tenho recordações lindas e felizes da minha infancia que serão sempre pare do que sou agora.
    Uma Santa Páscoa para si e toda a sua familia
    Um beijinho
    Zica

    ResponderEliminar
  6. Obrigado à Sylvia e a Zica,pelas palavras amáveis.
    Retribuo os votos de uma Santa Pascoa para vós e as vossas famílias

    ResponderEliminar
  7. Querido amigo Luís, desejo a voce e sua familia uma Pascoa cheia de bençaos, amor, paz e harmonia. Beijinho com gosto de chocolate.

    ResponderEliminar
  8. Meu Amigo
    Nesta ´epoca Pastal que Tudo
    corra da melhor maneira.
    Um beijo e...
    FELIZ PÁSCOA1...

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade