terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sonos e sonhos

São duas horas da manhã. Acordei e não consigo adormecer sem que esteja um pouquito por aqui desnudando os pensamentos que me enchem a alma .
Queria tanto ser capaz de os expressar de uma forma ordeira e com capacidade de os tornar leves e agradáveis para os que tiverem a paciência do os ler.
Os pensamentos são muitos dias difíceis de domar e de organizar.
Porque nascem alguns homens sem nada e a quem todos negam tudo....? Crescem lutando por nada e vivem procurando apenas um pouco de felicidade.
Muitas vezes quando nas suas vidas começa um sonho por um pedaço de pão alguém se apressa a destruir esse sonho como se a esses nada lhes estivesse reservado ou pior ainda como se a nada tivessem direito.
Esta situação me corroi a alma. Aos adultos podemos dizer lutem e organizem-se mas , às crianças que poderemos nós dizer.......?
Hoje dizem-nos os políticos de fato e gravata = produzam mais e melhor. Sejam competitivos....
Nós responderemos com outras perguntas:
- Onde estão os tais empregos nas fábricas que fecharam e nos deixaram de mãos atadas ?
- Onde estão aquelas escolas com cantinas e onde todas as crianças possam beber um copo de leite e comer um pão que não encontram em suas casas ?
- Onde estão aqueles que em campanhas tudo nos prometeram e nada nos deram....?
Para que nos serve um computador se não tem livros nem cadernos para ler e escrever..?
É fácil enganar quem nada tem e nada pode exigir.
Um país poderá ser pobre, mas se for livre haverá trabalho. Haverá pão e sorrisos no rosto de todas as crianças.
Todos os Governos das nações devem ajudar a construir e reorganizar a vidas dos povos ajudando-os a trabalhar em segurança e com salários de dignidade. Deverão apoiar as fábricas de modo a que elas sejam um meio de vida às populações e não destruindo postos de trabalho e substituindo-o por subsidio de desemprego temporário.
Os governos das nações deverão também ajudar aqueles que se dedicam à pastorícia e à agricultura de modo que possam livremente transaccionar os seus produtos em feiras e mercados como sempre fizeram e de onde provinham os seus magros salários.
Será mais importante criar um burro ou uma ovelha..?
Será mais importante semear os nossos campos com o trigo loiro ou abandona-lo às silvas e todo o tipo de mata..?
Os pequenos que toda a sua vida se dedicaram aos campos, não esperam subsídios mas liberdade de poderem transaccionar todos os produtos que o seu trabalho lhes dá.

6 comentários:

  1. Um verdadeiro libelo o seu post, amigo. Gostei muito.
    Fiz postagem nova sobre filme de dança. Apareça, amigo.
    Um abraço,
    Renata Cordeiro

    ResponderEliminar
  2. Legitima inquietação meu amigo mas desde a vivência comunitária nas fazendas israelitas,não me recordo agora do nome dessas comunidades,até ao coletivismo de inspiração marxista, passando pelo capitalismo selvagem do ocidente, ainda ninguém conseguiu encontrar o método ideal para tornar toda a gente FELIZ.A Felicidade não se impõe dor decreto governamental.Nem resulta de uma vivência em permanente estado de graça.Dai e recebereis !!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ola


    gostei do que li

    carla

    http://www.arte-e-ponto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já comentei o seu post-libelo, amigo, e você tem toda razão. No Brasil não é muito diferente.
    Amigo:
    Fiz postagem nova, mas já sabe: leia a sinopse do filme e mais alguma coisa que desejar. Pus as rosas no fim expressamente para não atrapalhá-lo. Estou à espera do meu novo amigo, não vá faltar!
    Um abraço,
    Renata Cordeiro

    ResponderEliminar
  5. Olá, Luís. Já dizia Humberto Rohden, grande filósofo, educador e teólogo catarinense,precursor do Espiritualismo Universalista:

    ...Se, porém, resolveres, um dia, sair da rotina tradicional e expor-te ao perigo mortífero dum ideal superior, então lê com atenção o que te diz um homem que conhece a vida:

    Vai às margens do Ganges e pede ao mais robusto dos elefantes que te ceda a sua pele paquidérmica, para com ela revestires a tua alma.

    Vai as praias do Nilo e arranca ao mais velho dos crocodilos a sua impenetrável couraça e faze dela o invólucro do teu coração.

    Senta-te aos pés de mestre Zenon, rei dos Estóicos, e pede que te ensine à filosofia de ser pedra in bloco de gelo, cadáver ambulante, indiferença absoluta.

    E, depois de assim encouraçares a tua alma, sai por este mundo afora e dize aos homens da honesta mediocridade que vives por um ideal que não está no estômago, nem nos nervos nem no sangue — e verás que eles te declararão guerra de morte.

    Pois, deves saber, meu amigo, que o mundo não sacrifica um só ídolo por um ideal.

    Desde que o mais arrojado idealista da história foi crucificado, morto e sepultado — são todos os idealistas crucificados pelos culto da mediocridade.

    Nada de grande acontece no mundo sem que o mundo se revolte.

    Tudo que é belo e grande — acaba fatalmente entre os braços da cruz.

    É esta a gloriosa tragédia dos homens superiores.

    Mesmo assim, vale a pena continuar lutando...Abraços, meu amigo.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Sylvia. Mil vezes obrigado. Depois de ler este seu trabalho parece que uma paz interior me invadiu e me tranquilizou. Porém a luta irá continuar. Haverá sempre alguem que vai aprender. Haverá também quem queira mudar para sair da mediocridade diária.

    ResponderEliminar

Cada comentário é uma presença de amizade